Como evitar que seus e-mails caiam no spam?

Existe a possibilidade dos emails disparados sejam encaminhados para o lixo eletrônico, o famoso SPAM. Isso acontece devido a uma prática protetiva dos servidores de email, que utilizam filtros de SPAM evitando que conteúdos indesejados cheguem com frequência para seus usuários.

Se a sua campanha foi classificada como SPAM para seus leads, é necessário fazer uma análise sobre o conteúdo da sua mensagem e validar alguns pontos críticos que podem ter causado essa classificação.

O que é Spam?

Você provavelmente já conhece o significado de spam, definido como comunicações por e-mail não solicitadas.

Receber promoções sem se cadastrar em uma newsletter é um exemplo de spam muito comum.

Entregabilidade

A entregabilidade se resume a ação do seu email chegar até a caixa de entrada de seus destinatários.

Você precisa ter paciência quando troca de plataforma para enviar suas campanhas ou ao iniciar seu programa de e-mails com um novo domínio.

Ter uma boa taxa de entrega na caixa de entrada de emails, depende de vários fatores e vamos listar alguns que poderiam interferir na sua capacidade de entrega com o Mailing Boss:  

Mudar de plataforma de email

Quando você estava usando outra plataforma de e-mail, você criou o que chamamos de “reputação do remetente”, com a sua lista de assinantes. Isso significa, que os provedores aprenderam que seu domínio é confiável e permitem que suas mensagens cheguem na caixa de entrada dos destinatários.

No momento em que você mudou para a nossa plataforma de emails Mailing boss, essa “confiança” dos provedores foi quebrada, pois agora está usando um IP, DNS, CNAME ou domínio completamente diferente. Como consequência, os provedores não o reconhecem imediatamente, ficam desconfiados, enviando suas mensagens para a pasta de SPAM.  

Usar palavras consideradas como spam no email

Ao criar um email, definir objetivo da mensagem a ser enviada, escolher o público que vai receber, montar o conteúdo em texto e layout, revisar tudo e finalmente pensar em um título do assunto para o email ser enviado, são muitos elementos que podem ser caracterizados como spam.

Algumas expressões relacionadas à venda de produtos e serviços, utilizar o senso de urgência, termos focados na persuasão, entre outros, acionam filtros de spam. Palavras como: Compre, Grátis, Promoção, Clique, Assine, Visite o site, Saiba mais, Tempo limitado, Não perca tempo, Última chance, são exemplos considerados como spam.

Se for este o caso e o item acima também se aplicar, então suas mensagens podem ser bloqueadas por completo em alguns provedores, nem mesmo chegando à pasta de SPAM dos destinatários.

Ter um domínio novo

O domínio do remetente tem menos de 6 meses e ainda não tem um histórico de envio de campanhas por email. O que você pode fazer sobre isso:

Crie campanhas significativas com conteúdo real

Criar conteúdo relevante é o tipo de campanha que fará com que seus assinantes abram os emails e cliquem nos links.

Artigos e notícias geralmente são o melhor conteúdo para isso. Propaganda de produtos e serviços não é uma boa estratégia para esta fase.

Dispare campanhas

Envie um email por dia e aguarde até que seus assinantes comecem a reagir às suas campanhas. Essa ação aumentará a reputação do remetente e permitirá que você alcance a caixa de entrada dos usuários.

Taxa de abertura

Quando a sua taxa de abertura aumentar para 10% ou mais, você pode começar a enviar anúncios novamente, mas sempre envie algum conteúdo útil, duas vezes por semana.

Se você tem outro provedor de e-mail de onde envia suas campanhas com sucesso e sua conta ainda está ativa, o melhor é trabalhar em uma fase de transição. Continue enviando seus emails usando seu antigo provedor de e-mail e comece a enviar algum conteúdo educacional do Mailing Boss. Dessa forma, você pode aquecer suas credenciais do Mailing boss e não perder vendas e assinantes no processo.

Espero que este post ajude você a resolver a dificuldade de entregabilidade.

Caso você não conheça a ferramenta Mailing Boss pode ver mais sobre ela neste link Mailing Boss 5.0

Faça seu negócio decolar, se precisar de uma ajuda profissional pode me contratar neste link Falo com o Prof. Mauro Duarte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prof. Mauro Duarte, a mais de 20 anos ajudando pessoas e empresas a alcançar seus objetivos a partir da educação, inovação e tecnologia.

© 2022 Criado pelo Prof. Mauro Duarte