Freelancer: 5 melhores sites para trabalhar como freelancer

Você já pensou em trabalhar como freelancer?  A busca por trabalho online ou, também popularmente conhecido como trabalho remoto, já vinha crescendo e ganhando mercado tanto a nível nacional quanto internacional e com ele, a figura do profissional freelancer também ganha força. 

Com a grande reviravolta que o mundo enfrentou em 2020, essa realidade se torna cada vez maior, passando, até mesmo,  a ser uma necessidade, considerando inclusive que muitos profissionais precisaram se reinventar e com isso passaram de profissionais contratados a prestadores freelancer.

Nesse artigo, vamos indicar os 5 melhores sites para trabalhar como freelancer.

E o que é um freelancer?

São prestadores de serviços, também chamados de freelas, independentes, sem vínculo empregatício, trabalham em geral em caráter temporário ou por demanda, podendo trabalhar presencial ou online.  Nesse artigo vamos focar no freelancer que trabalha remotamente, ou seja, online e que pode trabalhar em home office ou até em um coworking.

Claramente nem todo segmento profissional cabe um trabalho freelancer, mas, com certeza são muitos possíveis e a lista é bem extensa.  Podemos citar alguns, tais como social media, designer gráfico, redatores, editores de textos ou vídeos, professores, enfim, a lista é grande.

Como começar a trabalhar como freelancer?

Se você está iniciando nesse formato, uma das formas de conseguir seus primeiros trabalhos é estar presente no espaço virtual. Existem na internet diversos sites onde se pode cadastrar como prestador freelancer e nesses mesmos sites, pessoas jurídicas e físicas, buscam os profissionais cadastrando suas demandas.

Em função da instabilidade do trabalho informal, sem vínculo, uma boa opção é se cadastrar no maior número de sites possíveis, pois aumenta bastante a chance de conseguir trabalhos e aumentar a renda. Diversifique seus clientes, para não correr o risco de ficar nas mãos de apenas um contratante, pois, em caso de cancelamento você não ficará sem renda de uma hora pra outra.

Nesse artigo vamos relacionar 5 opções de sites para freelancer, para que possa avaliar.

Veja também: 5 tendências de negócios online para 2022

Os 5 melhores sites para trabalhar como freelancer:

1. FIVERR

fiverr.com

Fiverr é sem dúvidas minha primeira escolha, é um dos maiores sites de frelancers no mundo o que permite prestar serviços e contratar profissionais de qualquer parte do mundo.

Está especialmente favorável para Brasileiros pelo pequeno número de freelas do nosso país e os contratantes Brasileiros preferem contratar nativos.

O Fiverr funciona como um marketplace de serviços onde o frella pode cadastrar seu serviço e esperar ser contratado e não como outros sites de freelas onde somente o contratante que publica seus projetos e recebe propostas, então um perfil bem montado e uma lista bem pensada de serviços podem vender muito no Fiverr que é o melhor site para freelancers da atualidade.

As principais categorias de freelas são:

  • Graphics & Design
  • Digital Marketing
  • Writing & Translation
  • Video & Animation
  • Music & Audio
  • Programming & Tech
  • Data
  • Business
  • Lifestyle

Fiverr é uma plataforma de freelancers gratuita, sem taxas ou contas premium, então você concorre de igual para igual entre todos os prestadores de serviços da plataforma.

Saiba mais em fiverr.com

2. Freelancer

O Freelancer é a maior plataforma , desse segmento de trabalhadores do mundo, atuando em mais de 240 países. E como não poderia deixar de ser, a oferta de trabalho e oportunidades é igualmente numerosa, tanto no Brasil quanto no exterior, para profissionais diversos em áreas como engenharia, processamento de dados, marketing, desenvolvimento de software, serviços contábeis e jurídicos e muitos outros.

Com uma conta grátis o usuário tem acesso a algumas ofertas de projetos e já pode enviar propostas, mas se desejar pode contratar um dos 5 planos de associação com algumas vantagens extras. As comissões variam de 3% a 10% dependendo do tipo de conta.

A plataforma oferece ainda, avaliação de cliente e profissionais, espaço para divulgação de projetos, concursos e um divertido sistema de desafios onde o usuário ganha pontos, avança em níveis de recrutamento e ganha recompensas a medida que cumpre tarefas.

3. 99Freelas

Apesar do nome, trata-se de um site nacional e esse aspecto, sem dúvida alguma, facilita a comunicação e os pagamentos, porém limita o alcance.

Além disso, é um dos sites onde os contratantes mais buscam profissionais freelancer.

É um site totalmente  intuitivo, e  permite umasérie de facilidades e vantagens, tais como:

  • Falar diretamente com o contratante ou contratado;
  • Pesquisar trabalho por áreas bem divididas;
  • Filtrar propostas;
  • Pagamento seguro em até 7 dias;
  • Portfólio inserido no seu perfil;
  • Referências no perfil de cada pessoa.

Mas ele tem a desvantagem de dificultar um pouco para quem está nele de forma gratuita, ou seja, se você não se filiar a um plano pago, precisa esperar mais de 24 horas para enviar uma proposta.

4. Workana

Entre os sites de freelancer mais conhecidos e antigos, o Workana tem bastante adesão. É um site internacional, mas com vários níveis  de demandas e oportunidades.

Vantagens que podemos destacar:

  • Pagamento seguro;
  • Site intuitivo;
  • Propostas bem explicadas;
  • Referências dos trabalhos anteriores.

Toda a comunicação é feita pela plataforma e é proibida o fornecimento de qualquer dado de contato com com o cliente, passível de punições e até a exclusão da conta. Mas a Workana oferece a opção de vincular o seu portfólio do Behance ao seu perfil na plataforma.

Os clientes podem avaliar e qualificar os melhores profissionais em categorias que vão do nível Iniciante, Bronze, Silver, Gold, Platinum e o nível máximo Hero.

Os pagamentos no Workana são depositados pelo cliente logo após a aprovação da proposta e são liberados ao freelancer após a conclusão do trabalho. As comissões variam de 12% a 15% conforme o plano.

Além do plano básico grátis o site oferece ainda dois planos pagos com benefícios como: aumento dos números de propostas semanais, destaques em categorias e redução na porcentagem de comissão.

5. GetNinjas

Esse é um site mais novo, mas bem abrangente. Nele você pode encontrar ou oferecer serviços de todos os tipos, desde trabalho doméstico até aulas, consultoria e, é claro, design.

Uma das vantagens é que você pode optar por serviços próximos a você, se preferir.

Uma desvantagem é ele não ser tão dinâmico quanto outros sites do mesmo segmento. Isso significa que pode se levar mais tempo até se  encontrar e  fechar um negócio.

No entanto, trata-se de um site confiável, com muitos acessos e em pleno crescimento.


Esses são os 5 principais sites para freelancers com destaque especial ao Fiverr que tem se mostrado muito mais vantajoso para os profissionais frelancers do que os demais por isso é nossa recomendação.

Você já testou algum destes? Qual a sua opinião?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prof. Mauro Duarte, a mais de 20 anos ajudando pessoas e empresas a alcançar seus objetivos a partir da educação, inovação e tecnologia.

© 2022 Criado pelo Prof. Mauro Duarte