Desenvolvimento de aplicativos

Não podemos negar que o uso e o desenvolvimento de aplicativos, sejam eles para desktop, web ou mobile nunca estiveram tão em alta como nos últimos anos. Há alguns anos, aplicativos para smartphones era algo impensável para pequenas e médias empresas, mas essa realidade mudou drasticamente.

Entretanto algumas pessoas e empresas acham que precisam do um App mas não sabem o porque e esse é o grande problema.

No Brasil o usuário de smartphone tem em média 30 aplicativos instalados? 30 apps de milhões que existem. Este dado mostra que se você desenvolver um app da sua empresa e o seu cliente instalar ele no celular e mante-lo lá é preciso um motivo muito forte, e acredite, o seu negócio, a sua marca e o valor que você entrega são cruciais para ele.

Abaixo vou listar os 6 principais motivos para desenvolver um App.

pexels-photo-297755

# 1 – Aproximar os clientes

Os aplicativos permitem que os clientes fiquem mais próximos das empresas, pois eles podem acessar às informações a qualquer hora, de qualquer lugar. Além disso, o cliente sempre tem razão e hoje em dia é muito comum ver a satisfação, ou não, dos usuários nas redes sociais, utilizando cada vez mais sites para reclamar ou elogiar. E a imagem do seu negócio na internet e nos meios digitais depende exclusivamente dos seus clientes, pois é através deles que a sua marca vai conseguir crescer e se aproximar ainda mais, podendo estreitar uma relação de cliente-amigo entre os seus consumidores. E lembre-se, é muito mais caro atrair um novo cliente do que reter um cliente antigo.

# 2 – Aumentar a fidelidade e lealdade

Já pensou que toda vez que o seu cliente destravar a tela inicial do celular a sua marca estará estampada na frente dele? Fidelizar um cliente é uma tarefa bem difícil que exige muito esforço e dedicação, pois cada vez mais as empresas estão disputando a atenção de seus consumidores para tentar deixá-los mais leais, uma vez que o seu produto precisa ter um diferencial para ele preferir o seu e não o do seu concorrente. Uma forma de fidelizar o seu cliente é oferecer para ele promoções, pois certamente o preço é um fator bem importante e conta na hora da decisão em escolher a sua marca ou a da outra empresa.

Além disso, a rapidez e simplicidade em ter as informações na palma da mão fazem você optar mais uma vez por criar um app. Não deixe de usar o recurso de notificações push, que irá chamar a atenção do usuário e trará ele de volta ao app.

# 3 – Aumentar as vendas

É claro que aumentar as vendas é o que toda empresa quer, não é verdade? E você não pensa diferente, tenho certeza. Então, nada mais interessante do que você vender os seus produtos através de um aplicativo. Além de colocar todas as informações sobre a sua empresa, você também pode fazer com que o seu cliente compre diretamente pelo app e aumente ainda mais as suas vendas e a visibilidade da sua marca. Segundo pesquisas, mais de 60% dos usuários de smartphones efetivam as compras por um aplicativo.

Uma coisa importante é que seu cliente poderá ter acesso a todos os seus produtos e serviços, dessa forma todos que baixarem o app terão clareza sobre tudo que você pode oferecer de valor a ele.

# 4 – Melhorar a sua imagem como empresa

A imagem da sua empresa é o carro-chefe para o sucesso. Ela pode impactar diretamente nas suas vendas, no seu relacionamento com o seu cliente e com os seus colaboradores. O seu negócio estar inserido no meio digital, que hoje é o meio que todas as pessoas estão inseridas e têm acesso, é uma forma de melhorar a imagem da sua empresa, e se você criar um app para o seu negócio, certamente o seu sucesso vai ser garantido, os seus clientes vão olhar a sua marca com outros olhos e ela estará inserida no meio mais promissor dos últimos tempos, que é o mobile.

# 5 – Ter um diferencial perante à concorrência

Faça que nem o Burger King, insira todos os dias cupons de desconto no app e faça seu cliente não pensar duas vezes em que sanduíche ele irá comer!

Tentar fidelizar um cliente e aproximar os seus consumidores está totalmente ligado aos seus concorrentes, pois, se você não tiver um diferencial, o seu cliente vai ser atraído por outra marca e assim você pode perdê-lo para sempre. O diferencial do seu produto e da sua marca é que fazem você se destacar e conseguir aquele cliente que o seu concorrente tanto deseja. E pode ter certeza que um diferencial muito importante hoje em dia é um aplicativo do seu negócio. O seu cliente vai se sentir muito mais próximo da sua marca e vai poder ter um relacionamento muito mais duradouro, além de te enxergar como uma empresa inovadora.

# 6 – Conhecer mais o perfil do seu cliente

Através de um app você pode conhecer ainda mais o seu cliente, entender os gostos dele, saber o que mais o atrai em relação à sua marca. Com outras ações de marketing interligadas diretamente ao aplicativo, você pode obter uma base de cliente muito maior e com um potencial de alcance enorme, conseguindo enxergar o que os consumidores esperam da sua marca e o que você pode proporcionar para eles através de uma experiência de usuário. Além de obter um crescimento constante para o seu negócio.

App ou Site

Para que o seu cliente instale o seu App e mantenha no seu smartphone ele precisa de um motivo muito forte, praticidade, descontos, informação, etc. sem esse motivo muito forte recomendo não desenvolver seu App e ficar no site mesmo.

Mas Prof. Mauro, se o site é mais barato que desenvolver um App será que tu não tá jogando contra?

Sim, eu ganharia mais dinheiro se você me contratasse pra desenvolver um App do que um site, mas é mais vantagem que quem me contrata receba resultado do que eu recebe dinheiro.

O resultado que tu alcançar com seu App ou Site, ou Curso ou outro produto vai gerar mais dinheiro do que um App inutil que ninguem vai manter instalado.

Concorda?

Pense bem

Baseado nas 6 razões que citadas acima, você deve tomar a decisão se precisa de um Site, um App, Um treinamento ou uma Maquina de Vendas. Pra qualquer uma dessas opções eu posso te ajudar, então não exite em me chamar.

Abraços.

Inspirado no artigo da Fabrica de Aplicativos